Programa Conservação da Biodiversidade

Capacitação e Implantação de Sistema de Gestão em Projetos de Recuperação de Áreas Degradadas.

A presente proposta tem como objetivo apoiar o Desenvolvimento e Gestão de Projetos em Restauração Ecológica para a Cooperativa AMBIENCIA de Restauração do Cachoeira município de Piracaia/SP que sob a coordenação da TNC Brasil esta desenvolvendo ações de restauração ecológica nesta localidade. O objeto deste apoio e suporte está sendo na capacitação de agentes locais para gerenciar e desenvolver a implantação de 350ha situados na bacia hidrográfica do Cachoeira, bem como cadastramento de áreas ciliares a serem identificadas em novos projetos situados na serra da Cantareira.
Para tanto, estão sendo desenvolvidas ações de capacitação/planejamento de projetos através do fomento da capacidade de governança com as lideranças locais e acompanhamento/capacitação/planejamento/avaliação de procedimentos técnicos em restauração ecológica.

O que é o Cadastro de Áreas Ciliares?
Resposta
. O Cadastro é uma ação voluntária e sem custo, para o proprietário rural, que tem interesse na adequação ambiental de sua propriedade, cadastrando suas áreas degradadas (nascente, mata ciliar e/ou reserva legal).

O que é o Banco de Áreas?
Resposta
. O Banco de Áreas é um registro de áreas disponiveis para  Recuperação Florestal, com utilização de espécies nativas de ocorrência regional.

Quem pode ser Beneficiário?
Resposta. Toda propriedade rural e/ou urbana que não possua qualquer impedimento referente a legislação ambiental vigente no Brasil.
 
Coordenação
Biog. MSc Yanina Micaela Sammarco

Técnico de Campo
Eng. Ftal André Santana Vieira

Confiram algumas fotos!!