Notícias
13/11/2013
Expedição Jacaré Pepira é realizada pelo Pro-Terra, Vidagua, PM Brotas e Movimento Rio Vivo
O Instituto Pró-Terra e o Instituto Ambiental Vidagua em parceria com a Prefeitura de Brotas e a ONG Movimento Rio Vivo realizaram no último dia 9 de novembro a Expedição Jacaré Pepira que faz parte do Projeto da Mobilização á Floresta que é financiado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos – FEHIDRO.

O projeto da "Mobilização á Floresta" tem sua estratégia alicerçada pelo Plano de Bacias do Comitê da Bacia Hidrográfica do Tietê/Jacaré que destaca como meta prioritária a recuperação e proteção das matas ciliares da região. Envolve diretamente 34 municípios e sua atuação se dará por meio de 3 grandes linhas de ação: (i) constituir um conselho gestor permanente, com representante de diferentes segmentos públicos e sociais da região para auxiliar na gestão, discussão e formatar da proposta de uma Campanha participativa de recuperação das matas ciliares da região; (ii) articular uma ampla parceria para criação de uma rede de mobilização visando a proteção e recuperação das matas ciliares e o desenvolvimento da Campanha e; (iii) produzir atividades e ações, e disponibilizar informações para a sensibilização da sociedade em torno da Campanha e de seus objetivos.

Segundo o coordenador do projeto pelo Instituto Pró-Terra, o Eng. Agrônomo Marcos Munhoz, para sustentar a campanha do ponto de vista de informações sobre a situação da cobertura florestal da região a “Expedição Jacaré Pepira” visa o levantamento e registro da situação de desmatamento das margens dos principais rios da Bacia Hidrográfica. Esta atividade teve como objetivo coletar informações e imagens (foto e vídeo) para serem utilizadas no processo de mobilização do poder público, poder privado e sociedade civil organizada para a participação na Campanha de recuperação das matas ciliares da região, captação de recursos e diagnósticos técnicos sobre a situação de desmatamento para identificação das áreas prioritárias para a conservação e recuperação florestal.

A Expedição foi realizada por meio fluvial e acompanhadas por um fotógrafo profissional (para registro das imagens) e 01 engenheiro florestal,04 biólogos, 02 agrônomos para mapeamento das áreas, utilizando-se de equipamentos GPS (Sistema de Posicionamento Geográfico).

Confiram as fotos!!
Copyright 2008-2018 © Instituto Pró-Terra • Todos os direitos reservados
Jaú - SP • Telefone: (14) 3032-1401