Notícias
22/12/2015
Pro-Terra realiza soltura de sp de ave ameaçada de extinção
Projeto Bicudo:

Estudo populacional e taxonômico visando a reintrodução do bicudo Sporophila maximiliani

No ultimo dia 11/11/12 o Projeto Estudo populacional e taxonômico visando a reintrodução do bicudo Sporophila maximiliani, chegou em um momento crucial, o de reintrodução dos pássaros na natureza. Após mais de dois anos de estudos genéticos de exemplares cativos e selvagens, e mais de 1500 hrs de busca pela espécie na natureza em todas as regiões do Brasil, incluindo os principais parques nacionais entre eles o Parque Nacional das Emas, Chapada dos Guimarães, Chapada do s Veadeiros, Chapada Diamantina e Grande Sertão Veredas, serão reintroduzidos inicialmente 10 casais em uma RPPN no interior do estado de São Paulo. A área além de possuir as características do ambiente de ocorrência da espécie é bem preservada e protegida de caçadores. Os primeiros indivíduos foram soltos no dia 11 de novembro de 2015 e pretende-se soltar mais 18 indivíduos até o fim do ano.

Antes da soltura as aves passaram por exames patológicos e veterinários e permaneceram em um viveiro dentro da área de soltura a fim de se ambientalizar com o local. Os indivíduos soltos estão sendo monitorado diariamente por pesquisadores.

O Projeto é executado pelo Instituto Pro Terra e conta com o Financiamento do FUNBIO (Fundo Brasileiro Para Biodiversidade) através do TFCA (Tropical Forest Conservation Act), conta ainda com o apoio da USP (Universidade de São Paulo), UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos) e FEOSP (Federação Ornitológica do Estado de São Paulo).

Confiram as fotos!!!


 
Copyright 2008-2018 © Instituto Pró-Terra • Todos os direitos reservados
Jaú - SP • Telefone: (14) 3032-1401