Notícias
07/11/2016
INSTITUTO PRÓ-TERRA PARTICIPA DE EVENTO SETEMBRO AZUL NO PARQUE DO RIO JAÚ
No dia 24 de setembro o Instituto Pró-Terra participou do evento no Parque do Rio Jaú referente às comemorações do “Setembro Azul”, realizado pela aluna de Educação Física Ivana Maria Luz Vaz Miloso, da UNOPAR – Pólo Jaú.
 
Durante todo o mês setembro são realizados diversos eventos em todas as cidades do Brasil, onde a Comunidade Surda chama de "Setembro Azul", a data para a comemoração do Dia do Surdo é dia 26 de setembro. Internacionalmente também se comemora o dia dos surdos no dia 30 de setembro. Esta data foi escolhida pela lembrança do Congresso de Milão ocorrido no mês de setembro de 1880, no qual foi analisado e determinado a proibição do uso das Línguas de Sinais na Educação dos Surdos em todo o Mundo, um marco triste para esta comunidade. O "Setembro Azul" é um grande marco histórico das lutas e conquistas dos Surdos, destacando-se as lutas pelos seus direitos linguísticos e culturais.
 
Para tanto, tal evento teve como objetivo: “Mostrar que deficiência não é sinônimo de ineficiência, que os surdos são totalmente capazes de fazer valer seu papel de cidadão desde que a sociedade lhe dê oportunidade para tal”. Desta forma, os surdos da Associação, amigos e frequentadores do Parque se reuniram e fizeram uma passeata no Kartódromo Municipal de Jaú, onde logo após os alunos de Educação Física da UNOPAR fizeram algumas brincadeiras com os presentes.

Participaram aproximadamente 180 pessoas dentre surdos e ouvintes, contando com a ASJA – Associação dos Surdos de Jaú e Região, a apresentação do Circênico Artes Integradas e a Polícia Militar de Jaú 27º BPM/I, a qual realizou o cadastro dos surdos durante o evento.

Em comemoração ao “Dia da Árvore”, 21 de Setembro, o Instituto Pró-Terra levou um pouquinho da Sala Verde para os participantes poderem interagir com as amostras de sementes nativas regionais e algumas publicações da própria instituição. Também foram doadas sementes de urucum aos interessados e explicado como plantá-los, além da doação do kit do Rio Jaú aos representantes dos parceiros do evento.

Atualmente o Instituto Pró-Terra e a ASJA possuem o Projeto de Intervenção de Educação Ambiental “ASJA VERDE”, cujo objetivo é promover a sensibilização e conscientização socioambiental dos participantes, resgatar o pertencimento quanto à história e a cultura surda, desenvolver habilidades individuais e coletivas e fortalecer a Associação por meio da sua sustentabilidade.

 

Copyright 2008-2018 © Instituto Pró-Terra • Todos os direitos reservados
Jaú - SP • Telefone: (14) 3032-1401