Notícias
20/08/2010
Cadastro de Áreas para Recuperação de Mata Ciliar: Instituto Pro-Terra formaliza parceria com a CATI Regional de Bragança Paulista
No dia 17 de agosto de 2010 o Instituto Pro-terra formalizou a parceria de colaboração técnica com a CATI Regional de Bragança Paulista. Os municípios envolvidos são: Águas de Lindóia, Amparo, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Joanópolis, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Nazaré Paulista, Pedra Bela, Pedreira, Pinhalzinho, Piracaia, Socorro, Serra Negra, Tuiuti e Vargem.

Os Técnicos Eng. Ftal André Santana Vieira e o Biologo Artur Bernardes do Instituto Pró-Terra ministraram uma palestras para técnicos da CATI região de Bragança Paulista apresentando que o objetivo desta parceria é a divulgação de políticas publicas, sobre o Banco de Áreas para Recuperação Florestal, programa da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SMA), com intuito de cadastrar áreas ciliares disponíveis para recuperação florestal.

O Cadastro de Áreas é uma ação voluntaria e sem custo, para o proprietário rural, que tem interesse na adequação ambiental de sua propriedade, cadastrando suas áreas degradadas (nascente, mata ciliar e/ou reserva legal).
A partir das informações cadastradas, a Secretaria do Meio Ambiente fará a divulgação dessas áreas - através do seu site - junto a empresas e pessoas físicas interessadas em investir em reflorestamento, seja como compensação ambiental, compensação voluntária para emissões de gases de efeito estufa ou mesmo como ação voluntária de responsabilidade social.

O Banco de Áreas pressupõe que o proprietário concorde com a recuperação florestal de sua área cadastrada, com utilização espécies nativa de ocorrência regional, permitindo a implantação, monitoramento e a manutenção desta área.

O Banco de Áreas poderá ser consultado por qualquer interessado em investir em recuperação florestal, sendo que os dados para contato com o proponente e/ou proprietário serão repassados apenas para pessoas ou empresas que manifestarem interesse na recuperação daquela área específica. Tal cadastro poderá ser beneficiado pela campanha “Plant a Billion Trees” da The Nature Conservancy – TNC, a instituição apoiará o plantio de um bilhão de árvores nativas em aproximadamente 1 milhão de hectares de Mata Atlântica.

Confiram as fotos da Palestra ministrada pelo Eng. Ftal André Santana Vieira

Copyright 2008-2018 © Instituto Pró-Terra • Todos os direitos reservados
Jaú - SP • Telefone: (14) 3032-1401