Programa Paisagem Socioambiental
D - Gestão Participativa de Bacias Hidrográficas
    O Instituto Pró-Terra tem como política envolver-se em ações que valorizem a gestão participativa das Bacias Hidrográficas.
     Neste sentido, a Instituição contribui com os seguintes projetos/grupos:

PROJETO: "LIVRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA BACIA DO TIETÊ-JACARÉ"



A presente proposta foi financiada pelo FE
HIDRO (Fundo Estadual dos Recursos Hídricos) e se insere na UGRHI Tietê-Jacaré, a qual compreende 34 municípios e aproximadamente 1 milhão e 500 mil habitantes.

Os desafios que a presente proposta propõe-se a superar passam por informar e conscientizar a população sobre a realidade da UGRHI Tietê-Jacaré através da elaboração de material didático, com a construção de 1 livro de educação ambiental.

O projeto Elaboração de Material Didático e Educação Ambiental para a UGRHI Tietê-Jacaré se propõe a utilizar metodologias participativas em todos os momentos, buscando o envolvimento e empoderamento dos diversos atores locais para participarem das atividades e tomadas de decisões. Isto implica em envolver os parceiros e beneficiários na elaboração do material didático, avaliação e monitoramento do projeto, bem como na continuidade deste projeto.

A presente proposta possui alta replicabilidade em função da diversidade social representada pela comunidade UGRHI Tietê-Jacaré, distribuída ao longo de toda a bacia.

O projeto teve como finalidade a elaboração de 500 exemplares do material didático (livro de educação ambiental) que será distribuído gratuitamente paras as escolas, bibliotecas e centros culturais dos 34 municípios pertencentes á UGRHI Tietê-Jacaré, beneficiando diretamente aproximadamente 200 mil profissionais das áreas da educação e ambiental e indiretamente, toda a população da bacia.

Neste ano de 2011 o livro intitulado "ÁGUAS E PAISAGENS EDUCATIVAS DA BACIA TIETÊ-JACARÉ" foi finalizado e lançado no dia 22 de março em comemoração do dia Internacional da Água. Ele esta disponivel gratuitamente na forma digital neste mesmo site no link publicações e a versão impressa poderá ser adquirida via um oficio de solicitação ao Instituto Pró-Terra.


                       Processo de construção participativa do livro em 2009 e 2010.

                          ______________________________________

PROJETO: "EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA BACIA DO TIETÊ-JACARÉ"
A presente proposta se insere na UGRHI Tietê-Jacaré, a qual compreende 34 municípios e aproximadamente 1 milhão e 500 mil habitantes.

Os desafios que a presente proposta propõe-se a superar passam por informar e conscientizar a população sobre a realidade da UGRHI Tietê-Jacaré através de atividades de Educação Ambiental com o auxilio do Livro "Águas e Paisagens Educativas do Tietê-Jacaré" que foi publicado em 2011 no dia internacional da água.

O projeto denominado Educação Ambiental para as Águas da Bacia Hidrográfica do Tietê-Jacaré se propõe a utilizar metodologias de educação ambiental que visem à conscientização e o despertar para o sentimento de pertencimento para com a Bacia Hidrográfica do Tietê-Jacaré,

A presente proposta possui alta replicabilidade em função da diversidade social representada pela comunidade UGRHI Tietê-Jacaré, distribuída ao longo de toda a bacia.

O projeto tem como finalidade desenvolver atividades de Educação Ambiental em locais de Interesse Ecológico e Hidrológico e áreas altamente populosas e dar continuidade aos processos educativos que o Instituto Pró-Terra desenvolve na Bacia do Tietê-Jacaré.


Oficinas de Educação Ambiental realizadas pelo projeto na Bacia Tietê-Jacaré


                                 __________________________________


PROJETO: "COLETIVO EDUCADOR TIETÊ-JACARÉ"

O Programa Coletivo Educador é uma política de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente do Brasil que visa formar educadores ambientais no território nacional.
Em parceria com o Instituto Ambiental Vidagua em 2007 formou-se o "Coletivo Educador do Tietê-Jacaré" que agora conta com o apoio financeiro do FEHIDRO - Fundo Estadual dos Recursos Hídricos.
Durante 2009-2011 foram realizadas palestras e cursos de formação na Bacia Hidrográfica do Tietê-Jacaré e no último dia 12/03/2011 no municipio de Bocaina/SP, o Instituto Pró-Terra e o Instituto Ambiental Vidágua realizaram o último encontro do Curso de Formação de Educadores Ambientais previsto com recursos do FEHIDRO.
Esse curso de formação fez parte do projeto Programa de Formação de Educadores Ambientais e para sua realização foram desenvolvidas 3 excursão didáticas, as quais ocorreram em Bauru, Brotas e Bocaina, e 6 encontros teóricos, os quais aconteceram em Jaú, Bauru, Arealva, Brotas, Bariri e Bocaina. O curso totalizou 75h e teve como objetivo, além de capacitar novos educadores ambientais, fortalecer o Coletivo Educador Tietê-Jacaré.
Esse primeiro curso de formação chegou ao final, mas esse Coletivo Educador está apenas COMEÇANDO!!!
Desta forma, a meta desse último encontro foi planejar os encontros futuros e descentralizar a tarefa de organizá-los, fazendo com que todo o grupo ficasse de fato responsável pela continuidade do Coletivo e se envolvesse o mais ativamente possível. Como todos reconheceram a importância da continuidade do Coletivo Educador e, consequentemente, como é da vontade de todos que esse Coletivo continue, ficou estipulado que acontecerão encontros mensais, sempre na primeira quinzena de cada mês, sendo que cada encontro será realizado em um município e que o mesmo ficará responsável pela sua organização.
Em breve disponibilizaremos os temas a serem abordados, os meses em que se darão cada encontro e os municípios responsáveis. O Coletivo Educador Tietê-Jacaré espera a presença de novas educadoras e novos educadores ambientais para o seu fortalecimento e engrandecimento!

Sejam bem vindas(os)!
 
Visite também: www.educacaoambientaltj.com.br


                           Reuniões e Oficinas de Educação Ambiental Realizadas em 2007-2009

Curso de Formação de Educadores Ambientais realizado em 2010-2011

 _________________________________

PARTICIPAÇÃO EM COLEGIADOS GESTORES

COM
DEMA
 O instituto Pró-Terra atua com assento efetivo, desde 2007 no COMDEMA-JAHU na elaboração e gestão de políticas públicas ambientais.


COMITÊ DE BACIAS HIDROGRÁFICAS
A equipe responsável participa com assento efetivo para votação de temas relacionados a Gestão Ambiental do Comitê de Bacia do Tietê-Jacaré - CBH-TJ no biênio 2013-2014.
O Pró-Terra tem tido importante atuação na gestão do CBH-TJ como por exemplo Coordenando através da Biog. MSc Yanina Micaela Sammarco do Instituto Pró-Terra, a Câmara Técnica de Educação Ambiental do CBH-TJ, entre 2009-2011.
  
Veja também
A - Projeto Plantadores de Florestas
B - Projeto Mergulho na Bacia
C - Projeto Bacias Educativas
D - Gestão Participativa de Bacias Hidrográficas
E - Programa Radiofônico Papo Verde
F- Pró-Terra Solidário
G - Jaú Sons e Imagens de um Rio
Copyright 2008-2018 © Instituto Pró-Terra • Todos os direitos reservados
Jaú - SP • Telefone: (14) 3032-1401