Programa Paisagem Socioambiental
B - Projeto Mergulho na Bacia


Resumo Executivo

O presente projeto Mergulho na Bacia, inserido dentro do programa de Paisagens Socioambientais, é coordenado pelo Instituto Pró-Terra e tem como finalidade desenvolver ações de educação ambiental para a conservação dos rios e florestas da região centro oeste paulista visando especialmente o desenvolvimento sustentável de suas Bacia Hidrográfica.
O projeto Mergulho na Bacia vem sendo realizado desde 2003 no município de Jaú com a parceria da Secretária do Meio Ambiente e abrange principalmente ações de capacitação de professores em Educação Ambiental, Intervenções de Educação Ambiental com alunos e atividades socioambientais através do intercambio e valorização das populações tradicionais locais.

Justificativa
Como exemplo, a Bacia Hidrográfica do rio Jaú localiza-se no centro do Estado de São Paulo, distante 250 Km da capital paulista com altitude média de 556 m acima do nível do mar. Considera-se como uma importante Bacia Hidrográfica da região, por abastecer o consumo de água de aproximadamente 150 mil pessoas, distribuídas em 5 municípios (Torrinha, Dois Córregos, Mineiros do Tietê, Jaú e Itapuí).
O Serviço de Água e Esgoto do Município de Jaú, Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Dois Córregos e Saneamento e Meio Ambiente de Mineiros o Tietê comunica que esta área aqüífera vem sofrendo crescentes degradações ambientais devido a loteamentos clandestinos nas áreas de zonas de preservação permanente, aumento da área cultivada da monocultura da cana-de-açúcar sem qualquer manejo adequado para a conservação do solo, além dos desmatamentos das matas ciliares, prejudicando a proteção dos rios.
As conseqüências destas ações inadequadas na Bacia Hidrográfica do Rio Jaú são a falta de água nos períodos de seca e redução da qualidade por deposição de sedimentos e poluição por agrotóxicos e esgoto. Infelizmente, esta não é somente a realidade do Rio Jaú, mas de quase todas as Bacias Hidrográficas de São Paulo.
Sendo assim o projeto Mergulho na Bacia vem trazendo propostas criativas e pró-ativas na tentativa de mudar esta situação através da educação ambiental voltada para professores e alunos dos municípios inseridos nas Paisagens que compõem as Bacias Hidrográficas de São Paulo. Contempla diversos temas, como valorização das questões ambientais e culturais, conhecimentos técnicos-cientificos e vivencias nos espaços naturais, como instrumentos pedagógicos para a sensibilização e mudança de hábitos.
Como seu próprio nome diz: Mergulho na Bacia, queremos que alunos e professores “mergulhem” em importantes conhecimentos e vivencias para a conscientização sobre as bacias hidrográficas de seus municípios no intuito de despertar a cidadania e os valores de cuidado e respeito com a natureza, assim como, desenvolver e construir os conceitos de SUSTENTABILIDADE.
 



OBJETIVOS
• Estimular e apoiar a formação de professores atuantes na conservação e valorização dos rios que compõem as Bacias Hidrográficas do Município, assim como as questões socioambientais relacionadas;

• Desenvolver atividades de educação ambiental com alunos visando à formação de cidadãos sensibilizados e pró-ativos com as questões socioambientais;

• Proporcionar as vivências em espaços naturais como instrumento de percepção, descobertas e sensibilização na Natureza;

• Contribuir para as políticas ambientais públicas no que diz respeito a responsabilidades com suas comunidades, como por exemplo, adquirir o premio estadual Município Verde.

Atividades Quantidade Público Alvo Descrição
Curso de Formação Ed. Ambiental 4 encontros de 1 hora. professores O Curso visa formar multiplicadores através de conhecimento técnico de assuntos socioambientais, assim como de metodologias.
Oficinas de Ed. Ambiental com alunos 8 encontros de 1 hora com cada 5º serie. alunos As oficinas visam oferecer ao aluno conhecimentos sociambientais para a sensibilização e despertar da pró-atividade.
Excursão Didática 2 Professores e alunos Atividade de vivencias em espaços naturais para o contato direto dos conhecimentos adquiridos e experimento das metodologias.

Temas a serem propostos e contextualizados na realidade do Município.

- Biodiversidade - Energias Altenativas - Hortas Escolares
- Mata Ciliar - Mudanças Climáticas - Conservação
- Lixo  - Jogos na Natureza   - Tecnologias Alt.
- Rios - Agenda 21 Escolar - Município Verde
- Bacias Hidrográficas - Populações Tradicionais - Metologias Pedag.
- Sustentabilidade - Impactos Ambientais - E vários outros...

Investimento por cada Escola

Para receber o orçamento entre em contato diretamente através do email institutoproterra@hotmail.com

Resultados Esperados

• Formação dos professores (as) do município em 4 meses;
• Atividades de Educação Ambiental abrangendo os alunos da 5º serie do município durante 8 meses;
• Conscientização e sensibilização dos alunos e professores para com as questões socioambientais da região do Município;
• Em função de suas características únicas, este projeto vai encontrar um grande espaço junto à mídia impressa, radiofônica, eletrônica e também televisiva;
• Participação em Concursos e Prêmios socioambientais nacionais e internacionais;
• Participação em congressos e seminários da área socioambiental.


Coordenação Técnica
 
Amílcar Marcel de Souza 
Engenheiro Florestal Mestre formado pela Universidade de São Paulo e coordenador do Programa “Conservação da Biodiversidade” do Instituto Pró-Terra.

Isaltino do Amaral Carvalho
Turismólogo e Educador Ambiental do Instituto Pró-Terra.

Yanina Micaela Sammarco 
Bióloga Mestre em Engenharia Ambiental formada pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutoranda pela Universidade Autônoma de Madrid no Programa Interuniversitario de Educação Ambiental e coordenadora do Programa Paisagens Sócioambientais do Instituto Pró-Terra.
Veja também
A - Projeto Plantadores de Florestas
B - Projeto Mergulho na Bacia
C - Projeto Bacias Educativas
D - Gestão Participativa de Bacias Hidrográficas
E - Programa Radiofônico Papo Verde
F- Pró-Terra Solidário
G - Jaú Sons e Imagens de um Rio
Copyright 2008-2018 © Instituto Pró-Terra • Todos os direitos reservados
Jaú - SP • Telefone: (14) 3032-1401