O “Mergulho na Sub-bacia do Rio Lençóis” se insere na Sub-bacia 4 do Rio Lençóis, pertencente à Bacia Hidrográfica do Tietê-Jacaré (UGRHI 13), a qual compreende 6 municípios com aproximadamente 167.107 habitantes (FUNDAG, 2016). Os desafios que o projeto propõe-se a superar fazem parte das prioridades de projetos e ações de Educação Ambiental do Plano Diretor de Educação Ambiental da Bacia Hidrográfica do Tietê-Jacaré (2017). No caso da Sub-bacia 4, este trabalho atende o Quadro de ações, Apêndice 3, do PDEA, Prioridade 1 – Formação Cidadã, Ação “Projetos voltados para a EA visando integrar a cidade e o campo, para a população em geral”.Para o desenvolvimento deste trabalho foram feitas parcerias para a realização das atividades de Educação Ambiental, as quais focarão a sensibilização, conscientização e formação da população sobre a realidade da Sub-bacia 4, através de atividades culturais, oficinas de formação e palestras que integrarão a cidade e o campo. Todas as ações irão resultar em materiais que estarão disponíveis em um blog com o título “Mergulho na Sub-bacia do Rio Lençóis”.

Tais participantes englobarão educadores e educadoras socioambientais, alunos e alunas, professores e professoras de escolas municipais, proprietários rurais e a população em geral, além de prefeituras e técnicos ambientais que atuam na Sub-bacia 4.

Figura 1: Prioridades por Sub-bacia na temática Formação Cidadã (FC) do Plano Diretor de Educação Ambiental.

                                                                                                                                   Fonte: Figura 5 do PDEA-TJ (2017)

OBJETIVO GERAL

Desenvolver ações de Educação Ambiental através de bacias hidrográficas com a população em geral para aproximar a cidade e o campo dos quatros municípios pertencentes à Sub-bacia 4 da UGRHI nº 13.

OBJETIVO ESPECÍFICO

  • Promover a articulação e divulgação das ações de Educação Ambiental dentro da Sub-bacia 4 a partir da identificação e diálogo com os parceiros, no intuito de fomentar o envolvimento dos mesmos no projeto em questão;
  • Envolver prefeituras, ONGs, CATIs, escolas municipais públicas e demais interessados na participação das ações de Educação Ambiental;
  • Estimular e apoiar a formação de indivíduos atuantes na conservação e valorização dos rios que compõem as Bacias Hidrográficas do Município, assim como as questões socioambientais relacionadas a essas;
  • Contribuir para o desenvolvimento de práticas pedagógicas voltadas para a conservação do meio ambiente;
  • Formar alunos cidadãos sensibilizados e pró-ativos para que se tornem multiplicadores socioambientais da Sub-bacia 4, através do processo de Educação Ambiental;
  • Proporcionar as vivências em espaços naturais como instrumento de percepção, descobertas e sensibilização na Natureza;
  • Contribuir para a valorização socioambiental da Sub-bacia em questão, estimulando o sentimento de pertença, sustentabilidade e co-responsabilidade da comunidade vivente diante das questões ambientais e culturais da Bacia, sensibilizando-a também para a importância da conservação e proteção dos recursos hídricos da Sub-bacia 4;
  • Instrumentalizar os participantes das ações através da disponibilização de kits de livros da Sala Verde Instituto Pró-Terra;
  • Contribuir para as políticas ambientais públicas no que diz respeito a responsabilidades com suas comunidades, como por exemplo, adquirir o prêmio estadual Município Verde;
  • Construir um blog educomunicativo de educação ambiental sobre a Sub-bacia do Rio Lençóis;
  • Avaliar e monitorar todo o desenvolvimento do projeto.

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