Capacitação de Educadores Socioambientais: Formação de Multiplicadores em Educação Ambiental da UGRHI 16

Resumo executivo

O projeto Capacitação de Educadores Socioambientais: Formação de Multiplicadores em Educação Ambiental da UGRHI 16, inserido dentro do programa de Paisagens Socioambientais, é coordenado pelo Instituto Pró-Terra e tem como finalidade instrumentalizar os educadores e educadoras da UGRHI Tietê-Batalha sobre a importância e relevância dos Recursos Hídricos e orienta-los a desenvolverem ações em suas comunidades escolares.

 Justificativa

Dentro dos limites da UGRHI Tietê-Batalha, encontramos diversas formas de ocupação do solo e uma série de atividades que degradam a bacia. As formas de ocupações geram inúmeras situações de má conservação do solo, uso intensivo de agrotóxicos e uso inadequado das populações urbanas das áreas de preservação permanente, sendo bastante frequente o despejo de lixo, queimadas da vegetação ocorrente e pastejo com animais de uso doméstico.

Devido ao avanço da degradação, inúmeros municípios pertencentes à UGRHI Tietê-Batalha vem sofrendo frequentemente pela falta d’água. Isso se deve em grande parte às monoculturas, através das queimadas e intensa movimentação de terra afim dos tratos agrícolas, causando erosão do solo e carreamento de fertilizantes e corretivos ao recurso hídrico. Além disso, a ausência de Áreas de Preservação Permanente florestadas acarreta no assoreamento dos córregos, influenciando a quantidade e qualidade de água e indicando que a saúde hidrológica desta bacia está desequilibrada.

Sendo assim, o projeto Capacitação de Educadores Socioambientais: Formação de Multiplicadores em Educação Ambiental da UGRHI 16 conscientiza a população sobre a realidade da UGRHI Tietê-Batalha através de atividades de Educação Ambiental. Além disso, propõe-se para que educadores e educadoras possam ser instrumentalizados (as) para o desenvolvimento de novas propostas socioambientais na região.     

Objetivos

  • Realizar ações de Educação Ambiental dentro da Bacia Tietê-Batalha com o intuito de motivar o envolvimento dos mesmos na participação do Curso e um Seminário Regional de Educação Ambiental visando à formação de multiplicadores;
  • Sensibilizar sobre a importância da conservação e proteção dos recursos hídricos da Bacia Hidrográfica Tietê-Batalha no âmbito da Área de Proteção Ambiental (APA) estadual Rio Batalha;
  • Realizar um Seminário regional com uma metodologia de sensibilização socioambiental sobre a Bacia do Tietê-Batalha para sua ampla divulgação aos seus beneficiários diretos e indiretos;
  • Instrumentalizar professores, educadores para abordarem a UGRHI 16 e a Área de Proteção Ambiental (APA) estadual Rio Batalha em sala de aula.
Resultados esperados
  • Desenvolver ações de Educação Ambiental para a comunidade da UGRHI Tietê-Batalha;
  • Instrumentalizar com temáticas socioambientais a comunidade de educadores vivente na UGRHI Tietê-Batalha;
  • Difundir a importância da utilização racional, conservação e proteção dos recursos hídricos na UGRHI Tietê-Batalha.
  • Realizar 01 Seminário Regional de Educação Ambiental sobre a UGRHI Tietê-Batalha e 01 Curso de Formação de Multiplicadores em Educação Ambiental;
  • Promoção da educação ambiental visando à conscientização, o sentimento de pertencimento e a mudança de comportamento com relação á UGRHI Tietê-Batalha.