Programa Paisagem Socioambiental

Projeto Plantadores de Florestas

Este projeto tem como objetivo valorizar os principais ATORES dos projetos realizados pelo Instituto Pró-Terra de recuperação de Matas Ciliares, Áreas Degradadas, Restauração de Ecossistemas, Implementação de APP´s entre outros: os Plantadores de Florestas.

Inicialmente estes projetos tiveram a preocupação de aliar a necessidade de mão de obra à geração de emprego e renda, envolvendo trabalhadores rurais desempregados pelos diversos problemas atuais da realidade rural do Brasil, entre eles, mas principalmente, a mecanização da cana.

Após, praticamente 2 anos de trabalho conjunto com estes atores plantando florestas em importantes projetos como o de recuperação de Matas Ciliares coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo e financiado pelo GEF- Banco Mundial, a equipe sentiu a necessidade de dar mais um passo a frente.

Envolver estes atores em um projeto que valorizasse o OFICIO de plantar florestas não somente como uma técnica especializada e que requer novos conhecimentos, mas também no reconhecimento da importância destes trabalhadores rurais na necessidade global de mãos que recuperem o Planeta.

Isto é, ao mesmo tempo em que estes atores aprendem técnicas de produção de mudas, implementação, manutenção de reflorestamento e etc.; eles também são envolvidos em atividades de educação ambiental, de entendimento da paisagem, da necessidade da gestão participativa e principalmente de conhecimento de seu contexto socioambiental na busca no desenvolvimento suntentável para todos.

Atualmente, o Instituto Pró-Terra emprega 13 trabalhadores rurais, na sua maioria ex-canavieiros, que estavam desempregados e que agora se beneficiam de todos seus direitos trabalhistas através da carteira assinada. Além disso, possuem Assistência Médica, condições de segurança no trabalho com o fornecimento de (EPI´s) e sempre que possível ajudas extras como Cestas Básicas.

Além disso, o grupo tem participado de oficinas de Educação Ambiental, de reuniões para conversas em temas Socioambientais, de Vivencias de Sensibilização no campo, de Extensionismo com Universitários, de envolvimento de Crianças, Resgate Cultural, entre outros. Uma das ações mais recentes é uma Pesquisa Qualitativa sobre suas percepções. Atualmente o Projeto Plantadores de Florestas busca apoio financiamento para ampliar a sua atuação. O projeto tem como objetivo dar mais cursos profissionalizantes para trabalhadores rurais que estão atualmente desempregados, oportunizando a geração de emprego e renda além da sensibilização e capacitação para as questões socioambientais.

Este apoio é importante, já que são necessárias horas técnicas, mas principalmente ajuda de deslocamento e alimentação para a participação desta população extremamente carente e em estado de fragilidade social. Outra forma de apoiar o projeto é através da contratação da Equipe Pró-Terra em Reflorestamentos, possibilitando a continuidade da equipe existente, assim como, possibilitar empregar mais trabalhadores para e execução dos trabalhos. Além disso, desta forma, uma porcentagem do valor da muda plantada é destinado ao Projeto Plantadores de Floresta do Programa Paisagens Socioambientais, ajudando assim, a multiplicar as ações que levam a Inclusão Social aliada a Conservação da Natureza.