SEMANA DO MEIO AMBIENTE 2019

SEMANA DO MEIO AMBIENTE 2019

  • Post Category:Notícias
Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Sala Verde do Instituto Pró-Terra, junto com a Sala Verde do Horto Florestal Municipal de Jahu, o Curso de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da FATEC-JAHU e demais parceiros realizaram diversas atividades ao longo da primeira semana de junho.
No dia 01 de junho, sábado, a abertura da programação ocorreu no período da manhã na Sala Verde do Horto com a palestra e oficina “Observação da natureza e sua relação com a fotografia”, ministrada por Paulo Guerra. Participaram 9 pessoas.
No dia 02 de junho, domingo, ocorreu a segunda caminhada com coleta de resíduos das margens do Rio Jaú do grupo “Jahú + Limpa”, organizada desde 2018 pelo aluno do curso de meio ambiente da FATEC André Cazeiro. Participaram 60 pessoas, contando com o apoio do “Grupo Escoteiros do Ar Jahú 437/SP”.
Nos dias 03 e 04, ocorreu na FATEC-JAHU o “Mini Curso de Genética da Conservação”, proferida pelo Prof. Dr. Marcos Siqueira, sendo que ao todo participaram 38 pessoas.
No dia 05, data de comemoração do Meio Ambiente, ocorreu na FATEC-JAHU o ciclo de palestras sobre a “Educação Ambiental em Jaú: as práticas transformadoras”. Nesse dia participaram 80 pessoas, sendo os palestrantes: Amílcar Marcel de Souza (técnico do Instituto Pró-Terra) com a palestra “Os patrimônios ambientais de Jaú”; “As experiências das Salas Verdes de Jaú”, proferidas pela coordenadora da Sala Verde do Pró-Terra Tabita Teixeira e pelo técnico da Sala Verde do Horto Giovani Mineti Fabrício; e os “Projetos de extensão da FATEC” pelos professores Marina Carboni e Jozrael Henriques Rezende.
No dia 06, Dia Municipal do Rio Jaú, ocorreu a vivência de Educação Ambiental no Horto, onde 12 alunos da FATEC-JAHU, 107 alunos do ensino fundamental e 7 professores da EMEF Prof. Jayme de Oliveira e Souza conheceram a Sala Verde do Horto, fizeram uma trilha e ao final teve a apresentação musical do “Projeto Rios, Florestas e Violas” com os técnicos do Instituto Pró-Terra Amílcar e Marco Munhoz. Esta atividade ocorreu tanto no período da manhã quanto da tarde.
Finalizando as atividades da semana, no dia 09 os técnicos do Instituto Pró-Terra Guilherme Marson Moya e Fabiano Antonelli realizaram um passeio ciclístico de 8 Km de percurso, onde 20 participantes conheceram o Projeto Curumim na RPPN Amadeu Botelho e plantaram 50 árvores na margem do Rio Jaú (entre as espécies: aroeira-pimenteira, guaiuvira, embaúba, embira-de-sapo e ipê-branco). Essa atividade contou com o apoio da Reserva Ecológica do Amadeu Botelho, do Horto e do Rotaract, clube parceiro do Rotary Jahu Terra Roxa.

Compartilhe: