Mergulho na Sub-bacia do Rio Lençóis

Resumo Executivo

O projeto Mergulho na Sub-bacia do Rio Lençóisse propõe a utilizar técnicas de Educação Ambiental que visem à formação, sensibilização, conscientização e a valorização do sentimento de pertencimento para com a Sub-bacia do Rio Lençóis, Ribeirão dos Patos e afluentes diretos do Rio Tietê (Sub-bacia 4).

O presente projeto teve inicio em janeiro de 2020 através do financiamento do FEHIDRO – Fundo Estadual de Recursos Hídricos, abrangendo os municípios de Areiópolis, Lençóis Paulista, Macatuba e São Manuel.

 Justificativa

De acordo com o Relatório da Situação dos Recursos Hídricos da UGRHI 13 (2017), os principais problemas apontados pelos atores presentes da Sub-bacia do Rio do Rio Lençóis das etapas de diagnóstico foram: excessivo uso de agrotóxicos, desmatamento, erosão do solo, excesso de extração de água subterrânea, falta de Áreas de Proteção Permanente e ocupação das margens. Neste relatório também salienta que o desmatamento acaba acarretando o assoreamento dos corpos d’água, erosões e redução de disponibilidade hídrica e as enchentes em bairros onde há ocupação das margens do Rio Lençóis. Poucos de seus municípios possuem Planos Municipais de Saneamento e há pouca disponibilização de informações complementares sobre saneamento.

Mesmo diante de todos esses problemas ambientais, a população ainda se mostra desinteressada por tais questões. É necessário, portanto incentivar a participação da sociedade na gestão compartilhada dos recursos naturais, na troca de experiências e de conhecimentos entre as pessoas e a promoção de alianças que despertem as responsabilidades, fazendo com que esses atores e atrizes tomem decisões em conjunto e promovam ações em prol ao meio ambiente. É necessário integrar as comunidades urbanas e rurais para atuarem em conjunto para melhorarem a quantidade e qualidade de água na Sub-bacia. Neste sentido, é importante ressaltar que a Educação Ambiental aproxima a sociedade a realizar atividades socioambientais, promovendo uma melhoria na qualidade de vida das partes envolvidas e no meio ambiente.

Objetivos

  • Promover a articulação e divulgação das ações de Educação Ambiental dentro da Sub-bacia 4 a partir da identificação e diálogo com os parceiros, no intuito de fomentar o envolvimento dos mesmos no projeto em questão;
  • Envolver prefeituras, ONGs, CATIs, escolas municipais públicas e demais interessados na participação das ações de Educação Ambiental;
  • Estimular e apoiar a formação de indivíduos atuantes na conservação e valorização dos rios que compõem as Bacias Hidrográficas do Município, assim como as questões socioambientais relacionadas a essas;
  • Contribuir para o desenvolvimento de práticas pedagógicas voltadas para a conservação do meio ambiente;
  • Formar alunos cidadãos sensibilizados e pró-ativos para que se tornem multiplicadores socioambientais da Sub-bacia 4, através do processo de Educação Ambiental;
  • Proporcionar as vivências em espaços naturais como instrumento de percepção, descobertas e sensibilização na Natureza;
  • Contribuir para a valorização socioambiental da Sub-bacia em questão, estimulando o sentimento de pertença, sustentabilidade e co-responsabilidade da comunidade vivente diante das questões ambientais e culturais da Bacia, sensibilizando-a também para a importância da conservação e proteção dos recursos hídricos da Sub-bacia 4;
  • Instrumentalizar os participantes das ações através da disponibilização de kits de livros da Sala Verde Instituto Pró-Terra;
  • Contribuir para as políticas ambientais públicas no que diz respeito a responsabilidades com suas comunidades, como por exemplo, adquirir o prêmio estadual Município Verde;
  • Construir um blog educomunicativo de educação ambiental sobre a Sub-bacia do Rio Lençóis;

Resultados esperados

  •  Sensibilizar e instrumentalizado os participantes sobre os problemas socioambientais que atingem a Sub-bacia 4, formando cidadãos pró-ativos quanto à conservação e valorização dos rios que compõem as Bacias Hidrográficas do Município.
  • Percepção ambiental da população através de vivências em espaços naturais e exposições fotográficas.
  • Instrumentalizar professores da rede pública municipal de ensino, técnicos e educadores ambientais para a realização de ações de Educação Ambiental, de forma contextualizada.
  • Espera-se que o blog seja utilizado pelos municípios e que o projeto sirva de exemplo, para que o mesmo continue ativo e instrumentalizando para novas ações de EA na Sub-bacia.