Programa Conservação da Biodiversidade

Projeto de Recuperação de Mata Ciliar no Estado de São Paulo (Finalizado)

Projeto Mata Ciliar – Projeto de Recuperação de Matas Ciliares do Estado de São Paulo. (Projeto Financiado pelo GEF e Banco Mundial em Parceria com a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo e Instituto Pró-Terra na Microbacia Hidrográfica do Santo Antonio na UGRHI 13 Tietê-Jacaré).

As matas ciliares são fundamentais para o equilíbrio ecológico, oferecendo proteção para as águas e o solo, reduzindo o assoreamento de rios, lagos e represas e impedindo o aporte de poluentes para o meio aquático. Formam, além disso, corredores que contribuem para a conservação da biodiversidade; fornecem alimento e abrigo para a fauna; constituem barreiras naturais contra a disseminação de pragas e doenças da agricultura; e, durante seu crescimento, absorvem e fixam dióxido de carbono, um dos principais gases responsáveis pelas mudanças climáticas que afetam o planeta.

O reflorestamento das áreas de mata ciliar é uma necessidade, devendo ser implementado com espécies nativas, observando um nível adequado de diversidade biológica para assegurar a restauração dos processos ecológicos, condição indispensável para o desenvolvimento sustentável.

O Instituto Pró-Terra foi além dos contratos firmados com a SMA/SP produzindo uma série de trabalhos técnico/cientificos que foram publicados em Congressos da área.
Estes trabalhos estão disponivéis no link publicações neste mesmo site.

Contribuiu também com as discussões da Recuperação de Áreas Degradadas no Estado de São Paulo com a inclusão socioambiental com o Projeto “Plantadores de Floresta” que esta detalhado no link Programa Paisagem Sociambiental neste mesmo site.

Neste 3 anos de trabalho social e ambiental uma pequena microbacia foi recuperada  totalizando aproximadamente 30 hectares servindo de exemplo para muitas da região que deverão passar pelo mesmo processo gerando trabalho, renda e recuperação da biodiversidade e dos recursos hídricos.


Responsável Técnico

Amilcar Marcel de Souza
Engenheiro Florestal Ms.

Técnico de Campo

Guilherme Manson Moya