Sala Verde Instituto Pró-Terra

A Sala Verde é um projeto coordenado pelo Departamento de Educação Ambiental (DEA) do Ministério do Meio Ambiente (MMA), no qual incentiva as instituições da sociedade civil a criarem um espaço com potencial para serem Centros de Educação Ambiental e desenvolverem atividades que promovam a educação socioambiental. Tal espaço possibilita a consulta e a troca de informações, a discussão e a reflexão destas para a promoção de ações participativas, formando assim cidadãos mais sensibilizados, estimulados e dedicados na construção de uma sociedade mais sustentável, e contribuindo para a formação dos atores e atrizes socioambientais.

A Sala Verde do Instituto Pró-Terra possui parcerias públicas e privadas, como a Fatec-Jahu, a Secretaria do Meio Ambiente de Jahu, a TV Comunitária de Jaú e o próprio DEA do Ministério do Meio Ambiente. Desde 2014, este espaço educador atendeu mais de 10.000 pessoas, dedicando-se a projetos, ações, desenvolvimento de materiais didáticos e programas educacionais voltados para as questões ambientais, culturais e sociais, tais como: oficinas, cursos de capacitações, palestras, eventos, intervenções socioeducativas, encontros, reuniões, dentre outros. Atualmente nossa biblioteca conta com aproximadamente 1.975 obras entre livros, revistas, folders, DVDs, CD-ROMs, jogos de tabuleiros, cartilhas e gibis, todas voltadas para a área socioambiental e disponível para consulta na sede da Instituição, além de um mostruário de sementes com 45 espécies e outro de animais conservados com 39 espécies diferentes.

Dentre as principais ações realizadas pela Sala Verde Instituto Pró-Terra, contamos com o “Cardápio de Atividades da Sala Verde Instituto Pró-Terra” (figura 1) para serem realizadas nas próprias instituições de ensino (privadas ou publicas). Tais ações incluem palestras, dinâmicas e oficinas de trabalhos divididas em seis (06) temas: Meio Ambiente, Água, Bacia Hidrográfica do Rio Jaú, Árvores, Resíduos Sólidos e Diversos (Sustentabilidade, Gênero, etc.), todas voltadas para alunos do Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio. Ressaltamos que dentre as atividades do Cardápio, também doamos obras voltadas a Educação Ambiental e ao meio ambiente para as Salas de Leituras das escolas.

Para realizar o agendamento das atividades é necessário entrar em contato através do nosso telefone ou pelo e-mail salaverde@institutoproterra.org.br solicitando uma ou mais ações.

Para facilitar tal processo, disponibilizamos abaixo um passo a passo de como realizar tal solicitação:Estamos à disposição para maiores esclarecimentos e aguardamos o contato!!!